(54) 3039 3040 | (54) 3039 3060

ENXAGUANTES BUCAIS PODEM DIMINUIR A CARGA VIRAL DO CORONAVÍRUS

Pesquisas recentes têm mostrado que alguns tipos de enxaguantes bucais podem ser eficazes para diminuir a carga viral do coronavirus. É o que foi atestado em estudos preliminares da pesquisa feita pela Universidade Ruhr-Bochum da Alemanha, publicada no The Journal of Infectious Diseases, e por cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Confira o artigo e saiba todos os detalhes sobre essa descoberta!

ENXAGUANTES BUCAIS PODEM DIMINUIR A CARGA VIRAL DO CORONAVÍRUS


Pesquisas recentes têm mostrado que alguns tipos de enxaguantes bucais podem ser eficazes para diminuir a carga viral do coronavírus. É o que foi atestado em estudos preliminares da pesquisa feita pela Universidade Ruhr-Bochum da Alemanha, publicada no The Journal of Infectious Diseases, e por cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. Confira o artigo e saiba todos os detalhes sobre essa descoberta!


Enxaguantes bucais e a Covid


A pesquisa alemã testou oito tipos de enxaguantes bucais, com diferentes fórmulas. Eles foram misturados às partículas virais por 30 segundos, para simular o efeito do gargarejo, e essa mistura foi aplicada em células do tipo Vero E6, que são receptoras do coronavírus. Como resultado, três deles reduziram a infecciosidade viral em até três ordens de magnitude.


Já um estudo britânico, defende que enxaguantes bucais com pelo menos 0,07% de CPC – Cloreto de Cetilpiridínio – se mostram promissores na erradicação da Covid-19, quando expostos ao vírus em laboratório. Ambas as pesquisas mostram indícios de que esse produto, projetado para combater doenças gengivais, também pode inativar o Sars-CoV-2 e outros tipos de coronavírus.


No entanto, essa descoberta ainda não foi testada em humanos, apenas no ambiente controlado dos laboratórios, com cepas isoladas da Covid.


Enxaguantes não impedem a reprodução do vírus


Um ponto importante e que deve ser ressaltado é que os enxaguantes bucais, de nenhuma forma, impedem a reprodução do vírus nas células humanas. Todavia, podem diminuir sua carga viral a curto prazo, uma vez que sua eficácia está diretamente ligada ao fato de as glândulas salivares serem os principais locais de reprodução e transmissão do coronavírus.


Como os enxaguantes agem na boca?


Os enxaguantes bucais se dividem em dois tipos principais: cosméticos e terapêuticos. Os enxaguantes cosméticos agem mascarando, ainda que temporariamente, o mau hálito. Com um sabor mentolado, eles são uma solução mais rápida.


Já os enxaguantes bucais terapêuticos, como os testados nas pesquisas sobre a Covid-19, têm compostos que matam as bactérias causadoras de odores e também alguns vírus, por causa de sua ação antisséptica. Desse modo, ajudam a reduzir a placa bacteriana e, justamente por isso, são mais eficazes na redução de doenças bucais e no controle do mau hálito. Aqueles produtos fluoretados, garantem ainda uma barreira extra, protegendo contra cáries.


Saúde bucal é essencial


Os estudos são mais uma evidência da importância de manter a saúde bucal em dia. O IOA Caxias do Sul sabe disso e por isso investimos ativamente na qualificação dos profissionais de Odontologia. Assim como o domínio da técnica, os profissionais também devem desenvolver suas habilidades comportamentais, como a comunicação com o paciente, a fim de que consigam sensibilizar as pessoas e oferecer os melhores tratamentos, promovendo a qualidade de vida.  


Assim, muito além da técnica, nossos cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Imersão formam profissionais humanos e preparados para o atendimento clínico do dia a dia.  Conheça mais da nossa metodologia no site e já garanta sua vaga para um curso que vai mudar sua carreira!



O QUE VOCÊ PROCURA?



CATEGORIAS

QUAX - Sites & Sistemas